ECOTURISMO: ÓBIDOS TERÁ MAPEAMENTO DE NOVOS ATRATIVOS TURÍSTICOS

Ofertar novas opções para a atividade turística em Óbidos, no oeste do Pará, com a exploração dos recursos naturais existentes no município, é o objetivo do trabalho que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

O mapeamento dos potenciais turísticos que podem ser inseridos na rota do turismo local incluiu uma visitação a uma propriedade rural localizada na comunidade Fé em Deus, na região do “Ramal das Varas”.

O local dispõe de uma trilha em meio a mata fechada, que dá acesso a três cachoeiras e apresenta condições favoráveis para a prática do turismo ecológico, um dos focos da reformulação do mapa turístico obidense. O trabalho consiste em observar a viabilidade do acesso para visitação e de empreender com os proprietários dos locais visitados, para ofertar serviços como alimentação e quem sabe até hospedagem.

Uma série de locais pré-definidos receberão a visita técnica para o levantamento das informações, verificando uma opção viável para o ecoturismo, tornando-se referência na região, assim como já é no turismo em cidades históricas, pela rica herança arquitetônica deixada pelos portugueses.

Ecoturismo

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o mercado de ecoturismo no Brasil cresce 30% ao ano. A estimativa de movimentação financeira global no segmento é de 333,8 bilhões de dólares até 2027.

Aproximadamente 10 mil empresas brasileiras são dedicadas ao segmento de ecoturismo, o que atraiu aproximadamente 1 milhão de brasileiros para o ecoturismo, gerando um faturamento de cerca de 70 milhões de dólares.

Nos últimos três anos, 19 milhões de turistas vieram ao Brasil. Destes, 20% optaram por cenários paradisíacos, riscos em fauna e flora.

Fonte: Obidos.net e Comunicação/Prefeitura de Óbidos