COOPERATIVA PROMOVE ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA PRODUÇÃO FAMILIAR DE HORTALIÇAS EM JURUTI

Produtores de hortaliças em Juruti, no oeste do Pará, estão conseguindo melhorar o desempenho da atividade por meio de assistência técnica e livre de agrotóxicos. O apoio da Cooperativa da Produção Familiar de Juruti (COOFAJUR) têm ajudado a fazer a diferença nos resultados.

A estratégia envolve a realização de treinamentos constantes e o mais recente ocorreu na sexta-feira (14) na Casa do Empreendedor local, quando foram abordadas as boas práticas de higiene e manipulação de alimentos.

A entidade reúne hoje cerca de 50 produtores, dos quais 30 mantêm o cultivo de hortaliças, que abastece Juruti. A produção familiar tem sido realizada em espaços pequenos, que chegam a meio hectare na área rural, sendo possível ser cultivado também na área urbana, nos quintais das casas.

A assistência inclui visitas periódicas de um técnico nas hortas para verificar o manejo e combate às pragas. Tudo é feito de maneira orgânica com irrigação e sem uso de agrotóxicos. A produção já alcança a marca de 10 toneladas de alimentos por mês que vão para os mercados e feiras, atendendo também a demanda do setor mineral.

Com mais de 2 mil funcionários entre diretos e indiretos, dezenas de empresas, entre elas a Alcoa, atuam no município e uma grande quantidade de refeições é servida diariamente.

Fonte: Comunicação Alcoa