ALMEIRIM: FLORESTA ESTADUAL DO PARU SERÁ ELEVADA À CATEGORIA DE PROTEÇÃO INTEGRAL

A Floresta Estadual (Flota) do Paru, no município de Almeirim, no oeste do Pará, considerada uma unidade de conservação de uso sustentável, será elevada à categoria de Proteção Integral. A informação é do presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Nilson Pinto. No ato da assinatura da parceria entre o Ideflor e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), ocorrido terça-feira (8), em Belém, foi anunciado que o Estado irá ganhar novas Unidades de Conservação (UCs), por meio desse acordo com a FAS.

De acordo com o Ideflor, num primeiro momento, serão disponibilizados recursos na ordem de R$ 3 milhões através da Andes Amazon Fund para dar apoio à criação, recategorização e implementação de UCs no Pará. 

Na Flota do Paru, em Almeirim, será criada a primeira delas com a recategorização de 500 mil hectares da unidade florestal. Nessa localidade que foi identificada em 2016 a maior árvore da América do Sul e a quarta maior do mundo que, de acordo com especialistas, possui de 400 a 600 anos. 

O vegetal, um angelim-vermelho (Dinizia excelsa) de 88,5 metros de altura e 3,15 metros de diâmetro foi descoberto no território paraense. Além dessa, estima-se que haja outras 35 árvores acima de 80 metros, distribuídas pelos estados do Pará e Amapá.

O acordo entre Pará e FAS é muito importante do ponto de vista ambiental, uma vez que vai fortalecer ainda mais o trabalho conjunto que já vem sendo feito na preservação da maior árvore do Brasil. 

Atualmente, a FAS desenvolve projetos bem-sucedidos de conservação na Amazônia, como a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, no Amazonas. Neste sentido, a parceria com o Ideflor-Bio permitirá a replicação dessas boas práticas no Pará, contribuindo para a ampliação do número de UCs e para a proteção de áreas de extrema importância para a biodiversidade e os ecossistemas.

*Com informações do Portal Oestadonet e Agência Pará

Foto: Havita Rigamonti / Divulgação