PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL: FESTA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE EM ALTER DO CHÃO

A Festividade de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da vila de Alter do Chão, iniciou nesta sexta-feira, 29, e segue até dia 7 de janeiro destacando o tema “Maria, Mãe da Saúde, Intercessora da Paz”. A festa agora é Patrimônio Histórico e Cultural de natureza Imaterial do município Santarém, conforme a lei de nº 22.043, de 21 de dezembro de 2023, publicada no último dia 26.

Programação Religiosa

A programação religiosa da festividade 2023 inicia neste dia 29 de dezembro com a trasladação da imagem de N. Sra. da Saúde para a Igreja Sagrado Coração de Jesus, na vila, saindo às 18h30 com o seguinte trajeto: Travessa Agostinho Lobato, Everaldo Martins, Copacabana, Tv Francisco Pedroso, Rua Tabatinga até a Igreja. No sábado, dia 30, acontece o Círio de N. Sra. da Saúde a partir das 7h. A caminhada sairá da Igreja Sagrado Coração de Jesus, seguindo pelas ruas Tabatinga, Tv Francisco Pedroso, Rua Raimundo Branco, Antônio Perez, 06 de Março, Frei Cristóvão, Turiano Meira até a Igreja da Saúde. Na chegada, haverá Santa Missa presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Santarém, Dom Irineu Roman.

Do dia 30 de dezembro até o dia 7 de janeiro, ocorrerá missa todas as noites, às 19h30, com a presença de comunidades e convidados.

Sendo que no dia 6 de janeiro, sábado, ocorrerá a Missa Maranatá, às 8h, e mais tarde, às 18h30, a procissão de encerramento da festa fazendo o trajeto: Igreja N. Sra. da Saúde, Ruas Lauro Sodré, Antônio Alves, Dom Macêdo Costa, Copacabana, Lauro Sodré até a Igreja da Saúde, com missa campal na chegada.

A coordenação da festa informa ainda que neste domingo, 31, e no dia 7 de janeiro, terá missa, também, pela manhã, às 8h.

Programação Social

Como de costume, as festividades também possuem sua parte social. Após a missa das 19h30, tem atrações culturais e musicais, e vendas de iguarias. Sendo que no dia 7 de janeiro será o Bingão da Festa, com premiações diversas.

Projeto de Lei

O Projeto de Lei no qual declara a Festa como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial foi de autoria do vereador Carlos Martins, aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores de Santarém. A Arquidiocese de Santarém agradece pelo reconhecimento dado a esta festividade realizada há anos pela Paróquia N. Sra. da Saúde, que é conduzida, principalmente, pelas lideranças católicas da vila, juntamente com os padres.

Atualmente, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde é o padre arquidiocesano Valdson Nunes.

Fonte: Arquidiocese de Santarém

Fotos: Arquivo – Paróquia N. Sra. da Saúde