Resgatado na BR-163, cavalo que sofria maus tratos é adotado em Santarém

Um cavalo que sofria maus tratos e foi resgatado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em Santarém, no oeste do Pará, já está de casa nova. Após a história vir a público, o proprietário de uma fazenda no município de Belterra se sensibilizou e consolidou a adoção. O animal vem se recuperando dos ferimentos e recebendo o tratamento adequado.

Ele foi resgatado no dia 18 de junho no Bairro Ipanema, às margens da rodovia BR-163. Ainda atrelado à carroça, adentrou o terreno de uma empresa de artefatos de concreto pré-fabricados. Os funcionários perceberam os maus tratos e acolheram o animal até a chegada da equipe do CCZ no local.

O cavalo apresentava uma grande lesão nas costas (cernelha) provocada pelo arreio da carroça colocado de forma errada (sem proteção) e o excesso de carga. Com outras escoriações pelo corpo, também estava abaixo do peso considerado normal para um animal deste porte.

O antigo proprietário foi identificado, mas ainda não foi localizado. Além de perder a posse do animal, ele deve ser penalizado. De acordo com a legislação, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime e prevê Pena de detenção e multa.

Denúncias

Qualquer ato de maus-tratos envolvendo animais pode ser denunciado a polícia por meio do telefone 190, ou diretamente ao CCZ pelo telefone 3524-3655. O órgão funciona de 8h às 17h e fica localizado na Avenida Moaçara, 735, bairro Floresta. Voluntários de Organizações Não Governamentais também podem ser acionados para ajudar e podem ser acionados por meio do telefone: (93) 9223-6909 – Marcelo Cardoso.