Terra do Marambiré, Quilombo do Pacoval em Alenquer (PA) registra casos de Covid-19

O Quilombo do Pacoval, localizado no município de Alenquer, no oeste do Pará, registrou nesta segunda feira, dia 22, os primeiros casos de Covid-19. A informação foi confirmada no boletim epidemiológico da Prefeitura. Os casos diagnosticados são de um homem de 56 anos e uma mulher de 35 anos. Ambos se encontram no Quilombo e já receberam os medicamentos fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

De acordo com  o coordenador da Associação Comunitária dos Negros do Pacoval (ACONQUIPAL), Edilton Vilhena, a comunidade vem adotando medidas de prevenção e combate ao vírus. Com a ajuda de parceiros e colaboradores já foram distribuídas 1.100 máscaras e 500 cestas básicas. O acesso à comunidade está restrito aos que residem no local e precisam se deslocar até a cidade para resolver algum assunto. Visitas estão suspensas.

Quilombo Pacoval em Alenquer (PA). Foto: Facebook Pacoval

Marambiré

O Quilombo do Pacoval teve o reconhecimento das terras ocupadas em ato oficializado em 20 de novembro de 1996, quando o Título de Domínio da área de 7.472 hectares foi entregue em Brasília, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, aos dirigentes do Quilombo.

No campo cultural, o Quilombo se destaca com a dança do Marambiré, típica manifestação da ancestralidade africana. O Marambiré praticado no Pacoval foi declarado Patrimônio Cultural e Artístico do Pará, como “expressão artística e cultural do Município de Alenquer”, pela Lei n° 7.113, de 19 de março de 2008.

Dança do Marambiré. Foto: Reprodução do documentário “Marambiré”, de André dos Santos.

Fonte: Wildson Queiroz e Jornal de História