PARÁ: PRESTES A COMPLETAR 100 ANOS, PRÉDIO HISTÓRICO SERÁ REVITALIZADO
O Mercado Municipal de Óbidos, no oeste do Pará, será revitalizado. A Ordem de Serviço para reforma e requalificação do prédio foi assinada nesta quarta-feira (8). Prestes a completar um século, a construção faz parte centro histórico da cidade que possui pouco mais de 50 mil habitantes e fica localizada às margens do Rio Amazonas. A grande concentração de prédios históricos garante ao município o titulo de cidade mais portuguesa da Amazônia.
De acordo com Ordem de Execução de Serviço Nº 009/2022 a obra, orçada no valor de R$1.397.730,60, contempla a restauração da pintura, estrutura, fiação elétrica e hidráulica do mercado, além de destinar o espaço a outros usos como, por exemplo, a visitação turística com a criação de ambientes para exposição de artesanatos, área gastronômica, entre outros, com estrutura adequada para as necessidades atuais da população. O prazo de entrega da obra é de 180 dias.
“O Mercado representa muito para o povo de Óbidos, faz parte da nossa história, esse momento é motivo de muito orgulho em poder recuperar aquele patrimônio que representa gerações e gerações que por ali passaram. Nesse momento também representa mais um passo para cumprir o compromisso que nós assumimos com a população”, lembrou o prefeito da cidade, Jaime Silva.
O investimento é o resultado do Convênio de Cooperação Técnica que foi celebrado entre a Prefeitura de Óbidos e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, e Obras Públicas (Sedop), em 9 de julho desse ano.
O mercado
Segundo os registros históricos do Museu Integrado de Óbidos, o antigo Mercado Municipal, também era conhecido como Mercado da Carne, situava-se na rua Dr. Figueroa, hoje Siqueira Campos, sendo um reconhecido centro de abastecimento do município.
O prédio era de madeira de lei, e foi construído pelo coronel Joaquim Rodrigues Bentes, em 1891, quando foi eleito o primeiro Prefeito de Óbidos. Em 1925, o prédio já não atendia às necessidades da população por se achar bastante deteriorado e com seu espaço físico insuficiente. O prédio foi demolido no mesmo ano (1925), para a construção de um novo, em alvenaria, no mesmo local.
A atual estrutura do Mercado Municipal foi inaugurada em 8 de dezembro de 1926.
Informações: Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos: João Canto e Divulgação/ ASCOM-PMO