DE PRESIDENTES A UMA EX-PAQUITA: BRASILEIROS QUE CONHECERAM A RAINHA ELIZABETH II

Rainha com reinado mais longo da história e ícone da Monarquia Britânica, Elizabeth II faleceu nesta quinta-feira (8) no Castelo de Balmoral, na Escócia, aos 96 anos de idade e 70 anos à frente da coroa.

Em sete décadas de reinado, o Brasil, foi destino de um roteiro da Rainha da Inglaterra apenas uma vez, quando a monarca visitou o país em 1968. Também chegou a receber diversas personalidades brasileiras em suas residências, como no Palácio de Buckingham, na Inglaterra. Essa lista, elaborada pelo site Aventuras na História, além de curiosa, também impressiona por sua diversidade. 

General Costa e Silva

Em 1968, no dia 1 de novembro, a rainha Elizabeth II e o príncipe Philip desembarcaram no Brasil, no Aeroporto de Guararapes, no Recife, para a primeira visita oficial de um monarca britânico ao país e a América do Sul. No aeroporto, membros do exército brasileiro, algumas figuras políticas e o presidente da época, o General Costa e Silva estavam presentes.


Presidente Lula

No ano de 2006, o então presidente Luís Inácio Lula da Silva realizou sua primeira visita de Estado ao Reino Unido, com duração de 3 dias, se hospedando junto com sua comitiva no Palácio de Buckingham, casa oficial da monarca. O líder brasileiro foi recebido pela soberana, junto com Philip e o Regimento da Cavalaria britânico, responsável pela proteção de Sua Majestade.

Presidente Dilma

Pouco antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Dilma Rousseff foi ao Reino Unido para participar da cerimônia. Além disso, passou a divulgar o Brasil como um ponto turístico e também se reuniu com algumas figuras políticas importantes, incluindo Elizabeth II. Elas se encontraram durante um coquetel oferecido pela rainha no Palácio de Buckingham, no dia 27 de julho de 2012.

General Ernesto Geisel

O ex-presidente Geisel, que governou o Brasil durante o auge da ditadura militar, foi o primeiro político a viajar para Londres. Em 1976, o general desembarcou na capital inglesa e se encontrou com a rainha para retribuir a visita feita pela monarca ao país, poucos anos antes.

Presidente Fernando Henrique Cardoso

Durante seu governo, FHC visitou o Reino Unido por 4 vezes, sendo a primeira apenas cinco meses após sua posse. Em uma das viagens, o presidente, como uma tentativa de atrair mais atenção dos britânicos, levou Pelé, que o acompanhou durante o encontro com Elizabeth II no Palácio de Buckingham.


Jorge Amado e Elza Soares

O escritor Jorge Amado e a cantora Elza Soares se encontraram com a monarca durante sua visita ao Brasil em 1968. O autor de Capitães da Areia esteve com Elizabeth II em Salvador, no dia 3 de novembro, durante uma recepção organizada pelo governador Luís Viana Filho. Já a voz de ‘A Carne’ esteve com a soberana em 6 de novembro, em Brasília, durante um banquete oficial oferecido pelo governador Abreu Sodré.


Rei Pelé

No dia 10 de novembro de 1968, enquanto ainda estava no Brasil, após uma manhã de compromissos e um almoço abordo do navio real Britannia, Elizabeth e seu marido, o príncipe Philip, se encaminharam às 17h para o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Lá, acompanharam uma partida entre Santos e Botafogo, com a vitória do time paulista. A rainha então, entregou a taça ao rei brasileiro, Pelé.


Ex-paquita Juliana Baroni

No ano de 2015, a atriz e ex-paquita Juliana Baroni, foi até o Castelo de Windsor, uma das residências oficiais da rainha, junto com seu marido, o banqueiro e domador de cavalos Eduardo Moreira, para a condecoração do coronel da Academia da Polícia Militar do Barro Branco, José Mauricio Weisshaupt Perez, sendo recebida pela própria monarca. Na ocasião, ela relatou: “Ela foi muito legal com a gente. É muito fofa, uma querida”.

A rainha Elizabeth II e o príncipe Philip durante passagem pelo Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Aventuras na História

Fotos: Divulgação/ Arquivo Nacional