ARAPUCU: COMUNIDADE QUILOMBOLA CELEBRA A FOLIA DE SÃO TOMÉ

A comunidade de Arapucu, no município de Óbidos, no oeste do Pará, celebrou nesta terça-feira (21) mais uma Folia de São Tomé, manifestação religiosa e cultural possui mais de 100 anos. Moradores da localidade fizeram um passeio com a imagem do Santo pelas lavouras e plantações, conforme a tradição.

Com mais de 300 anos de existência, Arapucu fica situada à margem do lago Arapucu que deságua no Rio Amazonas, próximo à desembocadura do Rio Trombetas, a uma distância aproximada de 17 Km da sede do município por via terrestre e 8,5 km por via fluvial.

Entre os moradores há uma diversidade étnica com uma mistura entre negros, índios e brancos, predominando os remanescentes de quilombos, que possivelmente para lá se dirigiam quando fugiam de seus senhores ou mesmo quando libertos após a Abolição da escravatura no Brasil, em 1888. O reconhecimento da Fundação Cultural Palmares ocorreu em 2004

Em 2017, um levantamento feio pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), apontou que o território possui 777 hectares e identificou 79 famílias, onde a maioria se define como agricultor ou pescador.

Fonte e fotos: óbidos.net e João Canto