ROCHA NEGRA: UNIDADE DE PRESERVAÇÃO SERÁ DESTINADA AO ECOTURISMO

Um grupo de trabalho formado por engenheiros florestais do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), georrefenciadores da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) e membros da comissão de estudos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) estão atuando na área da Rocha Negra, em Santarém, no oeste do Pará, com o objetivo de implantar o futuro parque.

O Parque Municipal da Rocha Negra será uma unidade de preservação destinada ao ecoturismo, ou seja, não poderá haver a exploração de matéria orgânica ou mineral da área, porém, será permitida a visitação para fins turísticos e de lazer como passeios. Sendo assim, a visita técnica é importante para especificar quais áreas serão pertencentes ao parque e, portanto, protegidas de exploração e ocupação.

Os trabalhos consistem em delimitar a sua localização, dimensão e os limites da unidade e são executados de forma integrada pelas secretarias municipais Semma (Meio Ambiente), Semurb (Urbanismo e Serviços Públicos) e Sehab (Habitação e Regularização Fundiária).

Dentro da Semma, a Comissão de Estudos Técnicos de Viabilidade (Cetevi) para a criação da unidade de conservação na área da Rocha Negra é a responsável por todo o processo de criação do Parque. Conforme estabelece a legislação, o georreferenciamento deve preceder os estudos técnicos e a consulta pública.

Serão realizados ainda os trabalhos de catalogação das espécies da fauna e da flora. O levantamento dos pontos geodésicos foi obtido através de levantamento das propriedades que existem na área, trabalho que foi realizado pela equipe da Sehab, por esse motivo faz-se o efetivo georreferenciamento da unidade.

Além da beleza cênica do lugar, a existência da queda d’ água, que atrai visitantes, nela está localizada a principal nascente do Igarapé do Irurá, umas das principais fonte de captação de água do município, motivo pelo qual o estabelecimento da área como unidade de conservação e de fundamental para a manutenção dos recursos naturais, sustentabilidade ambiental, econômica e social do município.

Fonte: SEMMA

Foto: Agência Santarém