CUMARU: COOPERATIVA NA CALHA NORTE COMERCIALIZA 3,5 TONELADAS DE SEMENTES

A Cooperativa Mista dos Povos e Comunidades Tradicionais da Calha Norte (Coopaflora) comercializou 3,5 toneladas de sementes secas de cumaru na safra de 2020, com coleta realizada entre agosto e outubro. O valor movimentado foi de R$ 177,8 mil durante esse processo.

Criada em 2019, com sede em Oriximiná, região Norte do Pará, a Coopaflora visa fortalecer o extrativismo na região. Atualmente, ela recebe assistência técnica do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) para a comercialização de produtos não madeireiros oriundos da floresta.  Além do cumaru, os membros também atuam na coleta da castanha-do-pará e da copaíba.

Coopaflora

A Coopaflora foi criada em 2019 para viabilizar o escoamento da produção extrativista e da agricultura familiar nos diferentes territórios do Norte do Pará, a partir da necessidade de uma estrutura comunitária para ampliar o volume de oferta para empresas, além de reforçar a união dos grupos étnicos na defesa dos seus territórios.

Apesar de recém-criada, os membros da Coopaflora possuem larga experiência no território, bem como conhecimento dos gargalos e limitações das cadeias produtivas. Ainda, nos últimos anos, vem realizando operações de comercialização de produção de castanha-do-pará, pimenta indígena, copaíba e cumaru, com o selo Origens Brasil. Atualmente, sua abrangência inclui três grupos étnicos: quilombolas, indígenas e assentados, nos municípios de Alenquer (PA), Oriximiná (PA) e Nhamundá (AM).

Fonte: Imazon

Fotos: Coopaflora/Divulgação