ESCRITORA PARAENSE MONIQUE MALCHER VENCE MAIOR PRÊMIO DA LITERATURA BRASILEIRA

A Pérola do Tapajós é só orgulho de sua filha, escritora Monique Malcher, vencedora do Prêmio Jabuti 2021 – categoria Contos – com o livro ‘Flor de Gume’. A ótima notícia foi anunciada no dia 25 de novembro, e bastante comemorada pela escritora em suas redes sociais.

“Para o norte que existe e é lindo. Para Santarém. Para o rio escuro que faz o magma do meu coração. Para os orixás que dançam comigo, bebo e como de seu manjar. Sou filha da rua e meu território vai ser sempre onde meu pé firmar como vela. Eu vou escrever até o fim, porque estou de passagem, mas a palavra é eterna. No dia 25 de novembro de 2021 Monique Malcher neta de mulheres ribeirinhas, artistas, cabanas, indígenas do interior do oeste paraense, de uma cidade chamada Santarém, filha de professora… ganhou um dos maiores prêmios da literatura brasileira. E isso ninguém vai apagar”, escreveu Monique em suas redes sociais, festejando a conquista.

 O livro Flor de Gume retrata as dores de meninas, mães e avós. Três líderes de mulheres fortes, em 37 contos da autora santarena, abordando temas como violência doméstica e abuso sexual. 

O Prêmio Jabuti é patrimônio cultural e referência entre os prêmios literários do país. Há anos, ele amplia os feitos da indústria editorial e o alcance da cultura literária nacional.

Fonte: Agência Santarém

Foto: Redes Sociais