MONTE ALEGRE: GOVERNO DO PARÁ RECONHECE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O Governo do Estado do Pará reconheceu, nesta segunda-feira (9), a situação de emergência em Monte Alegre, no oeste do Pará, em virtude das fortes chuvas que caem naquele município. O governador Helder Barbalho homologou o decreto nº 379/2021, de 08 de julho de 2021, editado pela prefeitura monte alegrense. 

A decisão foi fundamentada no parecer técnico do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, que apontou a situação crítica no município afetado pelas chuvas. O decreto do estado tem duração de 180 dias. 

Com isso, a Prefeitura poderá solicitar e receber repasses tanto do governo estadual quanto do governo federal para investir em ajuda às famílias atingidas pelas chuvas.

No decreto municipal, assinado pelo prefeito Matheus Almeida dos Santos, consta que, apesar de na região o período entre os meses de julho a dezembro ser marcado pelo verão Amazônico, o mês passado teve um volume de chuva acima do normal e causou muitos transtornos aos monte alegrenses, principalmente quem residente no interior que compreende a região da PA_254, afetando sobretudo as comunidades de Mata Alta, Novo Brasil, Água Vermelha, Baixão Verde, Ramal do Peola, Setor 02, Setor 06, Setor 13, Setor 15 e Serra Azul. 

Em decorrência das fortes chuvas duas pontes foram danificadas e pelo menos 2.727 pessoas atingidas diretamente.

O decreto prevê ainda que as autoridades administrativas e agentes da Defesa Civil devem prestar socorro ou determinar a evacuação de imóveis que ofereçam riscos aos seus moradores.

O município também está autorizado a desapropriar imóveis particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intenso pelo desastre natural.

Fonte: OEstadonet