AUDIOVISUAL NA AMAZÔNIA: FESTIVAL ‘OLHA JÁ’ SERÁ REALIZADO EM SANTARÉM DE 12 A 21 DE AGOSTO

O II Seminário de Audiovisual – “Olha Já” que será realizado de 12 a 15, 20 e 21 de agosto, tem o objetivo de apoiar a formação técnica cinematográfica para a região, fomento de iniciativas audiovisuais independentes, apreciação – visando formação de público para variadas linguagens cinematográficas – e o debate acerca do desenvolvimento do setor na Amazônia. O projeto foi selecionado no Edital de Audiovisual da Lei Aldir Blanc do Pará.

Esse ano o “Olha Já” terá em sua programação uma palestra com o cineasta Jorge Bodanzky, diretor do clássico Iracema: uma transa amazônica, considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros. Também terá palestras com a cineasta indígena Graciela Guarani e a atriz paraense Joyce Cursino.

Os minicursos trazem uma interessante oportunidade de formação profissional na área do audiovisual. A multiartista paraense Naieme, irá ministrar Direção de Arte, o cineasta santareno Emano Loureiro, Roteiro de Curta Metragem e o cineasta paulista Gregório Gananian, Direção Cinematográfica e de Fotografia. O seminário também contará com painéis: “História do Audiovisual no Pará”, “Festivais de Cinema: intercambio Amazônia-Brasil” e “Lei Aldir Blanc para sempre” e também com exibições presenciais em Alter do Chão dos filmes “Inaudito” de Gregório Gananian e “O olhar do boto” também de Gananian e o artista plástico José Roberto Aguillar.

Para garantir a sua vaga nos minicursos, as inscrições estão sendo realizadas por meio do link: territoriodasartes.org/inscricoesolhaja/

Fonte: ASCOM ITA/ OLHA JÁ