Reservatório de água com 100 mil litros desaba e atinge unidade de saúde em Almeirim (PA)

Um reservatório de água com capacidade para 100 mil litros desabou atingindo um posto de saúde nesta quarta-feira, 5 de agosto, no município de Almeirim, no oeste do Pará. Duas pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas. A unidade, localizada no centro da cidade, atuava como centro de triagem de pacientes da Covid-19 e no momento estava em funcionamento.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Santarém devem ser deslocadas para o local da tragédia para ajudar nas buscas. Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública (Segup) e o Centro de Perícias (CPC) Renato Chaves também devem enviar equipes.

Pai e filha, identificados como Raimundo e Raiane foram as vítimas fatais da tragédia até o momento. O corpo de Raimundo foi encontrado nos escombros, enquanto Raiane foi encontrada ainda com vida e levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

A Secretaria de Obras Públicas do Estado do Pará (Sedop) informou que enviou técnicos responsáveis para avaliar a situação e acionou a empresa responsável pela obra da caixa d’água. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso e investigar as causas do desabamento.

O sistema de abastecimento estava sendo construído há alguns ano com recursos do Governo do Estado, da Prefeitura e da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). A obra foi paralisada várias vezes por atraso nas verbas federais e era alvo de inúmeras reclamações da população que questionava a qualidade do serviço executado.