42% dos médicos formados no Baixo Amazonas permaneceram atuando na região, aponta HRBA

Cerca de 42% dos médicos formados no Baixo Amazonas permaneceram atuando na região. É o que aponta um levantamento feito pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). De acordo com o Programa de Residência Médica da unidade, até 2019, 65 residentes médicos se formaram nas residências oferecidas, sendo que 27 permaneceram. Neste mês, a unidade formou 18 novos médicos, em 9 especialidades em Santarém.

O Programa de Residência Médica teve início em 2012, com a disponibilização de apenas seis especialidades. Hoje, o hospital conta com 11 áreas de especialidades em funcionamento: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Neurocirurgia, Anestesiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Comunidade e da Família, Urologia, Medicina Intensiva, Infectologia. Com os 18 novos formados, o número de médicos formados em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa) chega a 83.

Os novos médicos se especializaram em Anestesiologia, Clínica Médica, Ginecologia Obstetrícia, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Infectologia, Pediatria, Urologia e Medicina da Família e Comunidade.

Atendendo a uma população estimada em 1,3 milhões de pessoas, de 28 municípios da região oeste do Pará, o HRBA, unidade do Governo do Pará gerenciada pela Pró-Saúde, é certificado como Hospital Ensino pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação desde 2014.

Contando atualmente com o trabalho de 136 médicos em 35 especialidades, o hospital é referência no serviço de assistência médica de alta complexidade não apenas na região Norte do País. Foi local de intercâmbio para estudantes de medicina do Paraguai, Espanha, Bélgica, Bolívia, França, e atualmente dos Estados Unidos.