Comitê de crise autoriza aulas presenciais na rede particular e reabertura do Parque da Cidade em Santarém

O Comitê de Gestão de Crise de Santarém se reuniu na manhã desta quarta-feira 23 de setembro, nas dependências do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), para discutir o retorno gradual de novas atividades no município. Entre as decisões tomadas no encontro, estão a liberação das aulas presenciais na rede particular e a reabertura do Parque da Cidade.

A partir do dia 28 deste mês, as escolas particulares poderão retomar as aulas presenciais, respeitando o limite de 30% da capacidade total. Será promovido um sistema de aulas mista, intercalando os encontros presenciais com as atividades pela internet. O retorno é opcional e gradual e deve respeitar os protocolos de segurança. As aulas na rede pública permanecem suspensas, mas 15 dias depois da retomada na rede privada, o comitê fará uma nova avaliação em relação às escolas municipais e estaduais.

Já o Parque da Cidade deve retornar ao funcionamento normal no dia 15 de outubro. O Hospital de Campanha, que está instalado no espaço Pérola do Tapajós, dentro do parque, deve ser desativado até o fim de setembro.
Outra mudança definida foi o aumento do limite de pessoas em eventos e locais para 50% da capacidade máxima dos espaços, desde que não ultrapasse o limite de mil pessoas.

Todas essas medidas serão oficializadas em decreto municipal, assinado pelo prefeito de Santarém. Segundo os últimos dados divulgados, a Secretaria Municipal de Saúde já registrou 9.875 casos da covid-19 em Santarém, com 392 mortes pela doença. 9.075 conseguiram se recuperar do novo coronavírus.