Ideflor-Bio seleciona 17 brigadistas de incêndio para atuar no Parque Estadual de Monte Alegre

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) divulgou no Diário Oficial do estado o resultado final do Chamamento Público por Credenciamento de Pessoas Físicas, com 17 nomes selecionados para atuar como brigadistas de incêndio.

Os escolhidos vão trabalhar no manejo integrado do fogo de base comunitária no Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA) e na Área de Proteção Ambiental – APA Paytuna, no município de Monte Alegre.

O edital foi lançado no mês de agosto e o resultado final do chamamento foi divulgado nesta terça-feira (22).

Parque Estadual de Monte Alegre

O Parque Estadual Monte Alegre (PEMA) é uma Unidade de Conservação que pertence ao Grupo de Proteção Integral, criado em 2001, abrange a área de 3.678 ha, de acordo com a Lei no 7.692 de 2013 de redefinição dos limites. O parque está inserido em sua totalidade de extensão na Área de Proteção Ambiental Paytuna.

Sua importância é representada por um ecossistema peculiar e por diversos sítios arqueológicos (no parque encontra-se o sítio arqueológico mais antigo da Amazônia Sul Americana com pinturas rupestres datadas em 11.200 anos a.p.). O PEMA dispõe de um Conselho Consultivo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil.

APA Paytuna

A Área de Proteção Ambiental Paytuna (APA Paytuna) é uma Unidade de Conservação que pertence à categoria de Uso Sustentável localizada integralmente no município de Monte Alegre, abrangendo uma área de 58.251 hectares, com o objetivo de conservar e recuperar os ecossistemas naturais, visando à melhoria da qualidade de vida das populações humanas locais, por meio do desenvolvimento de atividades pautadas na conservação ambiental, no ordenamento territorial e na sustentabilidade produtiva.