Covid-19 no Pará: Com apenas 7 mil habitantes, Faro decreta Lockdown para conter avanço da doença
Anúncio foi feito pela prefeita do município Jady Viana através das redes sociais. O ‘bloqueio total’ deve durar 7 dias, indo, portanto, até a terça-feira, 18. Município continua sem registrar mortes em decorrência da infecção por coronavírus. Atividade não essenciais ficam suspensas.
A decisão foi tomada após reunião com a equipe que atua na linha de frente contra a covid-19 no município de Faro, localizado no oeste do Pará. Segundo a prefeita, no decorrer do mês de julho foi registrado um número alto de casos de pessoas infectadas pelo coronavírus.
“Devido a abertura de orlas, permissão de viagens, a gente teve essa situação de aumentar os casos. Por isso, agora, estamos com uma nova estratégia”, disse Jady.
Testagem da população e restrições
A medida prevê também a realização de testes rápidos para que seja possível detectar o avanço do vírus. Embarcações estão proibidas de ancorar no Terminal Hidroviário, exceto aquelas que estejam autorizadas pelas autoridades de saúde. Estão suspensos os serviços de transporte coletivo ou individual com origem e destino às cidades de Nhamundá (AM), Parintins (AM), Manaus (AM), Terra Santa (PA) e Santarém (PA).
Casos de Covid-19
De acordo com o último boletim da Covid-19, divulgado neste domingo (9), atualmente há 23 casos confirmados da doença no município, nenhuma morte foi registrada. Ainda segundo o informativo, 40 pessoas já se recuperaram, 67 casos estão em análise, 85 pessoas em monitoramento, 2 pacientes estão internados, 1 em Parintins (AM) e 1 em Manaus (AM); 21 pessoas seguem em isolamento domiciliar.
Com apenas 7 mil habitantes, Faro é a menor cidade da região. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) são 8,76 casos para cada 1 mil habitantes. A unidade hospitalar possui 3 leitos destinados para Covid-19.
Fonte: Blog Amazônia Acontece/ Blog do Jeso e Aldeia News