NotíciasSaúde

Contaminada por Covid-19, tripulação do Navio Hospital Abaré permanece em isolamento no Pará

O navio-hospital Abaré, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), interrompeu bruscamente a viagem que estava fazendo a comunidades ribeirinhas da região após ser constatado o contágio por covid-19 de ao menos duas pessoas a bordo.A embarcação está na comunidade Tauari, no município de Belterra, onde a tripulação permanece em quarentena. A universidade ainda não  se pronunciou  sobre o caso.

O atendimento aos ribeirinhos foi suspenso imediatamente após a confirmação dos casos de coronavírus. Todos que estão trabalhando no navio, entre os quais servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém, serão submetidos a teste rápido para avaliar a extensão do contágio. 
A viagem do Abaré, de monitoramento da Covid-19, deve prosseguir se o se o número de infectados for reduzido. As escalas previstas são comunidades de Aveiro, entre os dias 23 e 26, e Belterra, de 27 a 31 deste mês.

Participam da expedição enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, laboratoristas, além da equipe responsável pela navegação do navio. Procurada, a assessoria da Prefeitura de Santarém confirmou a contaminação. E disse que deverá se manifestar oficialmente sobre o caso ainda nesta terça-feira.

Fonte: Blog do Jeso

Foto: Mauro Nayan/Ascom PMS