Covid-19 no Pará: 78% dos testes feitos em Comunidades do Tapajós apresentam resultado positivo

Cerca de 78% dos testes feitos apresentam resultado positivo. É o que aponta o Relatório de Testagem nas comunidades do Tapajós em Santarém, no oeste do Pará. O documento foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A ação emergencial abrangeu polos mais críticos identificados pela Prefeitura.

Dos 149 testes, 117 confirmaram o diagnóstico da doença e outros 32 deram negativo. A expedição alcançou às populações de 14 comunidades: Boim (12 casos), Capixauã (1 caso), Nova vista (5 casos), Nuquinim (3 casos), Paruá (40 casos), Rio Tapajós (1 caso), Rosário (10 casos), Santo André (1 caso), São Tomé (3 casos), Suruacá (11 casos), Tucumatuba (11 casos), Paricatuba (5 casos), Pau da Letra (1 caso) e Surucuá (13 casos).

Foram atendidos pacientes encaminhados pelos Agentes Comunitários de Saúde  (ACS) e já triados pelas enfermeiras, com síndrome gripal que estiveram com febre acompanhada de tosse, dor de garganta, cansaço, falta de ar, moleza no corpo, diarreia ou perda de olfato e paladar.

De acordo com a equipe da Semsa nestas localidades não se percebia a gravidade da Covid-19. As pessoas que testaram positivo tiveram sintomas leves e não mantiveram isolamento, vindo constante para Santarém. Na maioria dos casos não houve isolamento domiciliar muito menos uso de máscara.

Comunidade Suruacá identificou 11 casos

Região do Rio Arapiuns

O Barco Hospital Abaré realizará no período de 15 a 24 de junho atendimentos na região do rio Arapiuns. Serão 10 dias em que os profissionais de saúde estarão atendendo as 1.900 famílias que compõem as 59 comunidades. Durante a viagem haverá distribuição de 2 mil kits de higiene e prevenção à Covid-19.