RITOS RELIGIOSOS MANTÉM VIVA A TRADIÇÃO DE MAIS DE 300 ANOS DO ÇAIRÉ

O Distrito de Alter do Chão já está vivendo a festa do Çairé.  Nesta  quinta-feira (15), os dois mastros (troncos de árvores) que foram deixados na Praia da Gurita (Cajueiro) no último sábado, 10, foram hasteados dando início oficialmente a maior manifestação folclórica-cultural do Oeste do Pará. O rito tradicional encantou locais e turistas do Brasil e do mundo.

O rito começou logo pela manhã na Praça do Çairé. Personagens da festa – juiz, juíza, mordomos, mordomas, saraipora, capitão, sargento, procurador, procuradeira, menina do tamborim, moças da festa, alferes e foliões – reuniram-se no barracão do Çairé para um momento de bençãos e em seguida, saíram em procissão rumo a Praia da Gurita (Cajueiro) para buscar os mastros e depois retornaram à Praça do Çairé.

Já na praça, os dois mastros, que ‘pertencem’ ao juiz e juíza, foram ornamentados com folhagens e frutas em simbolismo a gratidão a Deus pela fartura. E no topo de cada tronco, um pássaro simboliza o Espírito santo nas alturas.

Em seguida, homens e mulheres começaram uma amigável competição de quem hastearia o mastro primeiro. Este ano, os homens foram os vencedores. Os mastros simbolizam os laços do ser humano junto ao celestial.

O Çairé é uma das manifestações mais antigas da região norte. Com mais de 300 anos de história, atrai turistas do Brasil e do mundo.

Programação cultural

Além do cenário paradisíaco, a cultura indígena e o Festival dos Botos, também haverá atrações regionais e nacionais. No dia 15, a programação inicia às 7h, e segue até 01h. Às 21h, a ‘Rainha do Rebolado’, Gretchen, se apresenta na Praça 7 de Setembro em participação especial de show regional.

No dia 16, terá show amazônico com o levantador de toadas oficial do Boi Caprichoso, em seguida ocorre a apresentação do Boto Cor de Rosa e depois o show da banda nacional Babado Novo.

No dia 17, o show amazônico fica por conta do artista Sebastião Júnior, que esteve à frente do item 2 – levantador de toadas do Boi Garantido por 12 anos. Em seguida, o Boto Tucuxi se apresenta e logo depois a banda nacional Araketu.

Alter do Chão

Com aproximadamente 9 mil habitantes, Alter do Chão é um distrito administrativo de Santarém, que fica distante aproximadamente 37 quilômetros do centro urbano e vive intensamente do turismo, onde 90% dos trabalhadores de carteira assinada estão ligados diretamente ao setor. A movimentação de turistas nos últimos dia tem crescido pelas ruas e pontos turísticos da vila balneária.

Reconhecida como patrimônio cultural de natureza material e imaterial do Pará, está entre os dez destinos turísticos mais procurados do Brasil e já foi escolhida como a praia de água doce mais bonita do mundo, pelo jornal inglês The Guardian.

Alter do Chão está entre os dez destinos turísticos mais procurados do Brasil

Com informações da Agência Santarém e Aldeia News

Fotos: Agência Santarém