RITOS RELIGIOSOS MANTÉM VIVA A TRADIÇÃO DE MAIS DE 300 ANOS DO ÇAIRÉ
O Distrito de Alter do Chão já está vivendo a festa do Çairé. Nesta quinta-feira (15), os dois mastros (troncos de árvores) que foram deixados na Praia da Gurita (Cajueiro) no último sábado, 10, foram hasteados dando início oficialmente a maior manifestação folclórica-cultural do Oeste do Pará. O rito tradicional encantou locais e turistas do Brasil e do mundo.
O rito começou logo pela manhã na Praça do Çairé. Personagens da festa – juiz, juíza, mordomos, mordomas, saraipora, capitão, sargento, procurador, procuradeira, menina do tamborim, moças da festa, alferes e foliões – reuniram-se no barracão do Çairé para um momento de bençãos e em seguida, saíram em procissão rumo a Praia da Gurita (Cajueiro) para buscar os mastros e depois retornaram à Praça do Çairé.
Já na praça, os dois mastros, que ‘pertencem’ ao juiz e juíza, foram ornamentados com folhagens e frutas em simbolismo a gratidão a Deus pela fartura. E no topo de cada tronco, um pássaro simboliza o Espírito santo nas alturas.
Em seguida, homens e mulheres começaram uma amigável competição de quem hastearia o mastro primeiro. Este ano, os homens foram os vencedores. Os mastros simbolizam os laços do ser humano junto ao celestial.
O Çairé é uma das manifestações mais antigas da região norte. Com mais de 300 anos de história, atrai turistas do Brasil e do mundo.


Programação cultural
Além do cenário paradisíaco, a cultura indígena e o Festival dos Botos, também haverá atrações regionais e nacionais. No dia 15, a programação inicia às 7h, e segue até 01h. Às 21h, a ‘Rainha do Rebolado’, Gretchen, se apresenta na Praça 7 de Setembro em participação especial de show regional.
No dia 16, terá show amazônico com o levantador de toadas oficial do Boi Caprichoso, em seguida ocorre a apresentação do Boto Cor de Rosa e depois o show da banda nacional Babado Novo.
No dia 17, o show amazônico fica por conta do artista Sebastião Júnior, que esteve à frente do item 2 – levantador de toadas do Boi Garantido por 12 anos. Em seguida, o Boto Tucuxi se apresenta e logo depois a banda nacional Araketu.
Alter do Chão
Com aproximadamente 9 mil habitantes, Alter do Chão é um distrito administrativo de Santarém, que fica distante aproximadamente 37 quilômetros do centro urbano e vive intensamente do turismo, onde 90% dos trabalhadores de carteira assinada estão ligados diretamente ao setor. A movimentação de turistas nos últimos dia tem crescido pelas ruas e pontos turísticos da vila balneária.
Reconhecida como patrimônio cultural de natureza material e imaterial do Pará, está entre os dez destinos turísticos mais procurados do Brasil e já foi escolhida como a praia de água doce mais bonita do mundo, pelo jornal inglês The Guardian.

Com informações da Agência Santarém e Aldeia News
Fotos: Agência Santarém