MONTE ALEGRE: ÁREA DE CONSERVAÇÃO EM PARQUE ESTADUAL É ATINGIDA POR INCÊNDIO

Um incêndio atingiu nesta segunda-feira (23) uma área de mata que pertence ao Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA), no oeste do Pará. Brigadistas, voluntários, Prevfogo e o 18º Batalhão de Polícia Militar formaram um grupo de mais de 30 pessoas que se deslocaram até o local para combater as chamas. O fogo foi considerado controlado por volta das 3h desta terça-feira (24)

Segundo informações repassadas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), o incêndio na parte alta do Mirante foi controlado. Na parte de baixo, no pé da Serra, ainda existem focos que estão sendo monitorados e combatidos.

Vídeo: Pedro Paulo Queiróz

PEMA

O Parque Estadual Monte Alegre (PEMA) é uma Unidade de Conservação que pertence ao Grupo de Proteção Integral, criado em 2001, abrange a área de 3.678 ha, de acordo com a Lei no 7.692 de 2013 de redefinição dos limites. O parque está inserido em sua totalidade de extensão na Área de Proteção Ambiental Paytuna.

Sua importância é representada por um ecossistema peculiar e por diversos sítios arqueológicos (no parque encontra-se o sítio arqueológico mais antigo da Amazônia Sul Americana com pinturas rupestres datadas em 11.200 anos a.p.). O PEMA dispõe de um Conselho Consultivo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil.