Covid-19: Ministro da Saúde atende pedido de prefeito e deve visitar Santarém

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, deve visitar Santarém, no oeste do Pará, nesta quinta-feira, 18 de fevereiro. A agenda contará com reunião em que devem estar presentes os prefeitos dos municípios da região com o objetivo de debater estratégias para o combate à pandemia. O local e o horário do evento não foram informados.

A visita se dará em resposta ao ofício enviado pelo Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, no dia 11 de fevereiro em que solicita a vinda do ministro Pazuello para acompanhar de perto o avanço da doença e a delicada situação do sistema de saúde local que registra altas taxas de ocupação tanto  nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) quanto em leitos de Clínica Médica.

O documento cita que o município ultrapassou a marca dos 14 mil casos de covid-19 confirmados e mais de 500 mortos em decorrência da doença. A região oeste do Pará vive uma segunda onda de contágio comparado ao ápice de casos ocorridos entre os meses de abril, maio e junho de 2020, período de maior incidência da doença.

Foram identificados também pelo menos 9 casos da nova variante, a P1, oriunda do Estado Amazonas, o que preocupa as autoridades, por se tratar de uma variante mais letal do novocoronavírus. Os municípios estão em Lockdown há mais de 15 dias.

Outra reivindicação junto ao Ministério da Saúde é o reforço na quantidade de doses para agilizar a imunização de grupos prioritários, entre eles, os idosos, num total de 29 mil doses para as próximas etapas do cronograma de vacinação.