Deputado José Maria Tapajós solicita reabertura do Hospital de Campanha em Santarém

Em conversa com o governador Hélder Barbalho, na noite desta quinta-feira (14), e com o secretário adjunto de Saúde do Estado, Dr. Sipriano, nesta manhã, (15), o Deputado José Maria Tapajós tratou sobre as estratégias para a instalação de novos leitos de UTI, assim como a reabertura do Hospital de Campanha, devido o avanço do vírus em Santarém e Região.

A região do Baixo Amazonas permanece em bandeira laranja em relação à clasificação do Governo do Estado, que corresponde ao risco médio de contágio.

Hospital de Campanha

O Hospital de Campanha em Santarém funcionou entre 22 de abril e 27 de setembro no Espaço Pérola do Tapajós e atendeu 794 pessoas. Neste período, 533 pacientes receberam alta médica da unidade, além de outros 113 que foram transferidos para outros hospitais. Infelizmente, 145 mortes de pacientes do HCS foram registradas.

O Hospital de Campanha de Santarém contou com 36 leitos de unidade de tratamento intensivo, 84 leitos clínicos e 10 leitos clínicos para indígenas, totalizando 120 vagas, além de uma equipe de 220 profissionais. A unidade atendeu pacientes diagnosticados com a Covid-19 vindos, especialmente, da região Oeste, Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós.