Biólogo dá detalhes da operação que recapturou com sucesso onça sussuarana que fugiu de zoológico em Santarém

O Biológo Sidcley Matos, que participou da recaptura da onça sussuarana (onça parda) que fugiu do zoológico de Santarém, no oeste do Pará, deu detalhes da operação bem sucedida.  A operação envolveu Equipes da Polícia Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Zoológico.

De acordo com o profissional, o trabalho foi possível através da utilização de armadilhas, do tipo gaiolas, onde foram colocadas pedaços de carne para atrair o felino. “Essas gaiolas são de ferro e as portas são do tipo guilhotina. É montado um mecanismo de disparo engatado na portilhola. A gente abre, coloca o gatilho e amarra com um fio em uma carne dentro da gaiola. Quando o animal puxa a carne a porta fecha”, destaca Sidcley.

O local onde foram instaladas as armadilhas foram definidos após um levantamento feito na área de mata que fica no entorno do zoológico, localizado no bairro Matinha. Na manhã desta terça-feira (15), a onça foi avistada em várias trilhas. A partir do relato de moradores e da análise das pegadas, foi possível definir prováveis locais por onde passaria.

“Com este levantamento de onde ela estava passando, nós montamos as armadilhas. Colocamos a primeira e fomos para um segundo ponto instalar uma segunda gaiola, foi quando percebemos que o animal acabou sendo pego na primeira armadilha”, relata.

Para Sidcley, a operação obteve um grande êxito ao assegurar que o animal fosse capturado sem ser ferido e em condições seguras para retornar ao zoológico. “Não foi preciso sedar o animal na mata, foi uma operação executada com muito sucesso sem machucá-lo e sem machucar ninguém também. Foi importante capturá-lo antes que ele machucasse alguém ou causasse algum prejuízo matando animais domésticos. O melhor de tudo é ele estar vivo e voltar para o recinto dele”, comemorou o biólogo.  

Fuga

A Onça Sussuarana, batizada de “Zoinho” é um macho adulto com aproximadamente 9 anos de idade. Ele foi resgatado no município de Oriximiná em 2011 e levado para o zoológico. Ele fugiu do recinto em que vive nesta segunda-feira (14). Animal de hábitos noturnos se alimenta de pequenos mamíferos. É muito vulnerável a caça, seja ela por esporte ou por retaliação a ataques a propriedades, tendo sido extinto em algumas localidades.