No Pará, Sistema de irrigação vai garantir produção de limão-thaiti no município de Monte Alegre

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) elaborou o projeto do sistema de irrigação por gotejamento que vai garantir que produza limão Taiti para o ano inteiro, no Centro de Formação Itauajuri, localizado na comunidade Terra Preta II, em Monte Alegre, no oeste do Pará.

A lima ácida ‘Tahiti’, também denominada limão ‘Tahiti’, é um dos frutos cítricos de maior importância comercial no Brasil. O fruto de origem tropical não tem centro de origem exato, admite-se que seja proveniente de sementes de frutos cítricos importados do Tahiti, daí a origem do nome.

O Centro de Formação Itauajuri pertence à paróquia católica de São Francisco de Assis, e tem 160 pés de limão thaiti. A Emater tem orientado a administração do Centro sobre as culturas, controle de erva daninha, pragas e insetos.

Na irrigação por gotejamento, a água é distribuída através de tubos de pequeno diâmetro e é aplicada de forma pontual por meio de emissores localizados diretamente na zona das raízes da planta. Deste modo, o volume de água fornecido é sempre o suficiente para a planta, sem falta ou excesso e no momento adequado. 

A previsão é de que a implantação do sistema seja concluída até julho. 

Fonte: Agencia Pará

Foto: Emater