Comunidades do Arapiuns recebem atendimento médico durante ação de combate ao Coronavírus

O cronograma de atendimento as comunidades iniciou na última quarta-feira (17), pelo Alto Arapiuns, em Santarém, no oeste do Pará. As primeiras a receberem atendimentos foram: Maró, Cachoeira do Maró, Fé em Deus, Repartimento, Mariazinha e Nova Canaã, comunidades distantes que, em viagem normal tem a duração de até 24h.

De acordo com o vereador Júnior Tapajós (PL), todas as comunidades da região do Arapiuns devem receber atendimento no período de 17 à 24 de junho. O parlamentar disse ainda que, como parte do poder legislativo está muito satisfeito em poder estender esse braço do governo a essas pessoas que estão bem distantes da cidade, uma vez que a proposta de montar um cronograma de atendimento médico e levar as pessoas com quadros gripais e suspeitos de coronavírus, dentro das regiões de rios, várzea e planalto, por ele apresentada na câmara foi debatida e aprovada pelos demais vereadores, encaminhada a Secretaria de Saúde, e levada as comunidades.

“Se trata de uma ação muito importante que está levando atendimentos necessários a população de rios, que é tão cidadã quanto nós que vivemos na zona urbana de Santarém” disse o vereador.

A ação está sendo realizada pelo Barco Abaré e tem o apoio e suporte da UFOPA, CITA, Conselho Indigena Tapajós/ Arapiuns, Projeto Saúde Alegria e Tapajoara. Para evitar aglomerações e riscos de contaminação, os atendimentos estão sendo realizados fora do Abaré, médicos e enfermeiros recebem o suporte de bajaras para se deslocarem até as comunidades, o atendimento está voltado para pessoas com sintomas gripais, que estão sendo submetidas a testes rápidos e recebendo as medicações para o tratamento necessário.

As regiões do Tapajós, Lago Grande e várzea já receberam esses atendimentos, assim como a região do planalto, que foi contemplada com uma programação de saúde.

Fonte: Márcia Reis – assessora do vereador Júnior Tapajós