Em Santarém, 15 pacientes testam positivo para Covid-19 em Piracaoera e Aritapera durante Ação Itinerante de Saúde
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atendeu 70 pacientes com sintomas gripais no primeiro dia de atendimento da Ação Itinerante de Saúde na região de Várzea, neste sábado (13). As comunidades atendidas foram Piracaoera de Cima e Boca de Cima do Aritapera.
A ação é uma estratégia que visa ampliar os serviços de atendimentos iniciais para pacientes com suspeita do novo Coronavírus. No total, durante o fim de semana, 15 pacientes testaram positivo para a doença.
As escolas municipais foram transformadas em Unidades Descentralizadas para armazenarem os medicamentos que foram distribuídos aos pacientes. O serviço conta com uma equipe multiprofissional de saúde composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, auxiliares administrativos e agentes de conservação que avaliam pessoas em estados gripais, com intuito de diminuir os riscos de contágio e disseminação do novo Coronavírus em Santarém. O atendimento ocorre por demanda espontânea, exclusivamente para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A oferta de serviços durante a ação seguiu o mesmo padrão do que já é feito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), referência em atendimento de pessoas com Covid-19. Os pacientes passaram por triagem, consulta com médico até a entrega de kits com medicamentos, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.
Procedimentos realizados
Dia 13 de junho (sábado)
Boca de Cima do Aritapera
Total de atendimentos: 25
Consulta médica: 25
Notificações: 17
Remoções para UPA: 00
Medicação dispensada: 25
Testes rápidos: 10 (4 positivos)
Piracaoera de Cima
Total de atendimentos: 45
Consulta médica: 45
Notificações: 23
Remoções para UPA: 00
Medicação dispensada: 45
Testes rápidos: 14 (11 positivos)
Fonte: Agência Santarém
Foto: Luan Rodrigues