Na luta contra o coronavírus, imagem de Santo Antônio recebe máscara em Alenquer (PA)
O dia 13 de junho, seria o último dia dedicado à Festividade de Santo Antônio, em Alenquer, no Oeste do Pará. A festividade deste ano, que tem mais de 300 anos passou por adaptações necessárias para manter a tradição sem provocar aglomerações, de acordo com o que recomenda as autoridades de saúde.
A saída da Paróquia foi substituir as procissões e celebrações com público na Catedral, por celebrações virtuais, onde fieis se conectam à programação por meio de transmissões nas redes sociais. Até mesmo o círio, que reunia milhares de pessoas foi substituído por uma carreata, onde a imagem foi conduzida pelas ruas da cidade. As tradicionais noites culturais na Praça da Matriz, infelizmente não podem ser realizadas.
Com a praça vazia, o que é algo que entrará para a história, o que chamou a atenção foi a imagem do padroeiro localizada na entrada na matriz, devidamente equipada com uma máscara. Simbolizando a luta contra a doença, a colocação da máscara na imagem foi feita por integrantes da comunidade com o intuito também de conscientizar a população para as medidas de prevenção.
“Santo Antônio nos deu o exemplo de fé e de vida e em um momento como este, fica o exemplo de que temos que usar máscara, nos proteger e ter a esperança em dias melhores que tudo isso vai passar” declarou um dos fieis.
Localizado às margens do rio Surubiú, o município de Alenquer possui aproximadamente 60 mil habitantes. A devoção à Santo Antônio está diretamente ligada com a origem do município e teria sido introduzida em 1694, quando os religiosos Capuchos da Piedade passaram a fundar as Missões Religiosas no Baixo Amazonas.
Foto: Wildson Queiroz