Santarém reduz o desmatamento em 56,5% nos últimos 10 anos
Santarém, no Oeste do Pará, reduziu o desmatamento em 56,5% nos últimos 10 anos. A informação consta no relatório do Programa Municípios Verdes (PMV), que classifica a localidade com baixo nível de desflorestamento, permanecendo na lista dos que alcançaram a meta de manter as taxas abaixo de 40 km² ao ano.
De acordo com o relatório, em 2018, Santarém obteve a taxa de desmatamento de 13,4 km², número bem abaixo dos 30,8 km² registrados em 2008. Os dados são do Projeto de Estimativa de Desflorestamento da Amazônia (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e foram divulgados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).
O levantamento não inclui a área destruída pelo incêndio na APA Alter do Chão, ocorrido em 2019, onde foi estimado a destruição de aproximadamente 12 km² de vegetação, de acordo com o programa estadual “De Olho na Floresta”.
Municípios Verdes
Desenvolvido pelo Governo do Pará em parceria com municípios, sociedade civil, iniciativa privada, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério Público Federal (MPF),
O PMV tem como objetivo combater o desmatamento no Estado, fortalecer a produção rural sustentável por meio de ações estratégicas de ordenamento ambiental e fundiário e também de gestão ambiental, com foco em pactos locais, no monitoramento do desmatamento, na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e na estruturação da gestão ambiental dos municípios participantes.