Em Alenquer, Radialista é o primeiro paciente diagnosticado com Covid-19
A população da cidade de Alenquer, no Oeste do Pará, vinha acompanhando apreensiva as notícias sobre o coronavírus com vários casos confirmados nos municípios vizinhos. O que todos temiam aconteceu, o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no boletim diário divulgado pela Secretaria de Saúde Pública do Pará, às 12:43 desta quinta-feira, 23 de abril. O primeiro contaminado é um homem de 32 anos.
Após a confirmação do contágio, o Secretário Municipal de Saúde Nelson Marinho fez uma transmissão nas redes sociais e informou que existe mais um caso confirmado, uma mulher de 42 anos, residente em Alenquer, mas que se encontra em Monte Alegre onde a coleta para o exame foi realizada e por conta disso, entrou na estatística do município Pinta Cuia.
Ainda na noite de quinta-feira, o radialista Ley Ferreira utilizou as redes sociais para informar que foi infectado e, portanto, é o paciente número 1 do município. Ley fez questão de esclarecer que está se recuperando em casa e que não viajou para fora do município nos últimos dias. Contraiu o vírus provavelmente quando estava nas ruas desempenhando sua profissão.
Bastante emocionado, Ley falou dos dias mais críticos da doença. Disse que vem se recuperando com o apoio da família e seguindo as orientações das autoridades. Afirmou que assumir publicamente a contaminação foi um ato de responsabilidade com a sociedade ximanga, que fez isso para alertar sobre os perigos da doença.
Ley disse ainda que começou a sentir os primeiros sintomas há 16 dias (dia 7), uma leve falta de ar. Foi ao hospital, recebeu inalação e retornou para casa. Logo em seguida, uma equipe da Secretaria de Saúde do município passou a fazer o acompanhamento domiciliar. Falta de paladar e coriza também foram sentidos.
Medidas Preventivas
O município vai reforçar as medidas de segurança e insistiu nas recomendações para que a população fique em casa e evite aglomerações desnecessárias. O prefeito Josino Filho reforçou que todo cuidado é pouco neste momento, visto que a cidade não dispõe de leitos de UTI para atender casos mais graves.
A Secretaria de Saúde vem monitorando pessoas que possivelmente podem ter entrado em contato com alguém contaminado, o monitoramento acontece na própria residência, onde a pessoa deve aguardar para ver se desenvolvem algum sintoma relacionado ao Covid-19.
Existe ainda os casos notificados de pessoas que apresentaram algum sintoma da doença e foram feitas coletas para exames que foram encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen), em Belém.
Texto: Wildson Queiroz- colaborador do Portal Aldeia News em Alenquer
Fotos: Ley Ferreira/ Redes Sociais