Meio AmbienteNotícias

Estação Meteorológica em Santarém está fora do ar e sem previsão de retorno ao funcionamento

A Estação Meteorológica Automática de Santarém, no Oeste do Pará, está fora do ar. Segundo apurou o Portal Aldeia News, o problema ocorreu em fevereiro e foi reportado ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) que ficou de enviar uma equipe para fazer a manutenção.

Porém, com a pandemia do novo corona vírus o serviço ficou sem previsão. Apenas as convencionais estão em funcionamento, como a de Belterra, Monte Alegre e Óbidos.

Sem a Estação Meteorológica Automática, profissionais da área são prejudicados com a medição dos dados, conforme informou Lucas Vaz Peres, do curso de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), coordenador do Laboratório de Modelagem Atmosférica e Previsão Numérica de Tempo (LabMAPNT).

“Fica difícil informar a população a quantidade exata de chuva ou temperatura ocorrida em um determinado dia, principalmente no período chuvoso como estamos agora. Inclusive a acertabilidade de modelos atmosféricos para a região uma vez que estamos sem o valor medido para inicializar tais modelos, trazendo maior probabilidade de erros”, comentou.

Uma estação meteorológica de superfície automática é composta de uma unidade de memória central, ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que integra os valores observados minuto a minuto e os disponibiliza automaticamente a cada hora.

Em Santarém, por exemplo, os valores de precipitação são obtidos pela estação automática. A unidade fica localizada nas dependências do 8° Batalhão de Engenharia de Construção (8° BEC).

Foto: Estação Meteorológica

Crédito: Sandra Brito