No Oeste do Pará, Alenquer toma medidas contra o coronavírus
Com o objetivo de prevenir casos do novo corona vírus e seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, o prefeito de Alenquer Josino Alves da Costa e o secretário de Saúde Dionelson Marinho agiram rápido adotando medidas preventivas e de orientação à população.
No dia 18 de março o prefeito assinou o decreto 1.496/2020 suspendendo por 30 dias as aulas na rede pública municipal de ensino e em escolas privadas, suspensão de festas e restrições ao deslocamento interestadual e intermunicipal de servidores públicos.
Em 25 de março foi assinado mais um decreto, de número 1.504/2020 restringindo o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais, suspende o funcionamento de casas noturnas e outros estabelecimentos voltados à realização de festas, eventos, recepções e cultos religiosos.
Bares, conveniências, restaurantes, lanchonetes e similares só poderão funcionar mediante serviços de entrega (delivery) ou com entrega diretamente ao consumidor por meio de encomenda prévia, ficando expressamente proibido qualquer tipo de aglomeração ou consumo no local.
Ficaram de fora das medidas restritivas farmácias, laboratórios, consultórios, clínica, hospital e demais serviços privados de saúde, desde que adotem as medidas estabelecidas pelas autoridades sanitárias de prevenção ao contágio e contenção da propagação de infecção viral relativa ao COVD-19.
O decreto estabeleceu ainda o toque de recolher, com a expressa proibição do tráfego de pessoas em todo território do município de Alenquer, no período das 22horas às 04horas do dia seguinte, salvo motivo de urgência, atendimento médico, ou outra razão devidamente comprovada e inadiável como embarque ou desembarque para viagem intermunicipal.
A Secretaria Municipal de Saúde de Alenquer tem intensificado as fiscalizações nas embarcações (passageiros e tripulação) e montou uma tenda na saída do perímetro urbano na estrada Paes de Carvalho para repassar orientações aos motoristas sobre cuidados com a higiene, como por exemplo, lavar as mãos sempre que possível ou a utilização de álcool em gel.
Reforçou a capacitação dos profissionais de saúde para o enfrentamento junto a atenção básica; intensificou atividades de comunicação em saúde através da mídia local e implementou ações de monitoramento e coleta de materiais biológicos para detecção de casos suspeitos de Covid-19.
A Secretaria de Saúde disponibilizou um contato de telefone para a população tirar dúvida e solicitar atendimento especializado em domicílio, caso alguém apresente sintomas como febre, tosse, dor de cabeça e falta de ar deve ligar para o número (93) 99117 8825 e em poucos minutos uma equipe estará se deslocando até a residência para realizar o primeiro atendimento.
Texto: Wildson Queiroz/Jornal de História