Administração Pública e Serviços representam maior parte dos empregos formais do Baixo Amazonas

Empregos formais ultrapassaram a marca dos 74,5 mil em todo o Baixo Amazonas, o que corresponde a 7% do total registrado no estado do Pará. Os dados foram fornecidos pela Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa) em 13 municípios

Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa estão na lista.

Ainda de acordo com o levantamento, o número de pessoas ocupadas é de 250,3 mil e a taxa de ocupação é de 23,26%.

Administração Pública representa cerca de 40% (29,9 mil) do total do estoque formal da região, seguida pelos Serviços, com 24% (17,5 mil) e Comércio, com 20% (14,1 mil).

Extrativa Mineral, Indústria de transformação, serviços industriais e de utilidade pública, construção civil e agropecuária correspondem a 16% (12,8 mil).

Dentre os municípios com maiores contingentes de trabalhadores formais empregados, estão Santarém, com 57%, Oriximiná, com 10%, e Almeirim, com 5,4%.

Inegavelmente, empregos formais resultam progresso para a população, pois, além de fortalecer a relação entre empregados e empregadores, garante direitos e deveres entre esses agentes.

Vaga de emprego: Confira aonde estão contratando em Santarém (PA)