Governo confirma resgate de 25 corpos de naufrágio no Sul do Amapá

O Governo do Amapá divulgou na quarta-feira, 4 de março, que 25 corpos foram resgatados do naufrágio da embarcação Anna Karoline 3 ocorrido no sábado, 29 de fevereiro, no Sul do Amapá. Desses corpos, 17 já foram identificados. Desparecidos são 12 e 49 sobreviventes, informou o órgão.

O boletim foi divulgado pelo “Centro de Informações e Acolhimento às Vítimas”, instalado no quartel do Corpo de Bombeiros de Santana (AP) para atendimento aos familiares das vítimas. As buscas foram paralisadas e serão retomadas na quinta-feira, 4 de março, às 6h.

O Governo do Amapá, assim como já havia feito a Prefeitura de Macapá (AP), também decretou estado de emergência nesta quarta-feira. O que possibilita uma atuação de forma mais rápida, com prestação de serviços e aquisição de bens necessários às ações de resposta ao desastre.

De acordo com o governo amapaense, o Amazonas encaminhou 4 mergulhadores especializados em águas profundas. Agora a equipe de bombeiros conta com 22 militares, além da atuação de embarcações da Marinha e colaboração de ribeirinhos.

A previsão é que os quatro mergulhadores cheguem em Macapá para serem enviados ao local do naufrágio para auxiliar na operação. Não foi divulgado quando eles devem começar a trabalhar.

O Anna Karoline III afundou na madrugada de sábado (29), quando fazia a rota entre Santana (AP) e Santarém (PA), próximo à Ilha de Aruãs e à Reserva Extrativista Rio Cajari, no Rio Jari. A região fica a 130 km de Macapá, em um local de difícil acesso e comunicação – o chamado de socorro foi feito às 5h. Sobreviventes descreveram que chovia e ventava forte na hora do naufrágio. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) investiga as causas do acidente.

Fonte: G1 Amapá