HistóriaNotícias

Residencial Salvação: maior projeto habitacional do oeste do Pará completa 5 anos

No dia 5 de maio de 2016, o Residencial Salvação, em Santarém, no oeste do Pará, foi entregue para a população. Aquele que até hoje segue como o maior projeto habitacional da região com 3.081 casas foi inaugurado por autoridades locais e contou com a presença da então presidente do Brasil, Dilma Rousseff, na última vez em que o ocupante do cargo máximo do poder executivo brasileiro esteve no município.

A cerimônia de entrega de moradias ocorreu simultaneamente por transmissão ao vivo em mais quatro cidades brasileiras: Uberaba (MG), Camaçari (BA), Campos dos Goytacazes (RJ) e em Itapipoca (CE) com mais de 6 mil moradias nas quatro cidades.

Todas as unidades são divididas em 2 quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes, atendendo as exigências de qualidade do programa “Minha Casa, Minha Vida”, o empreendimento foi construído com infraestrutura completa, pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem e energia elétrica.

Localizado às margens da Rodovia Fernando Guilhon, o Residencial Salvação ajudou a consolidar o crescimento da zona oeste da cidade. Nos últimos anos a comunidade recebeu a instalação de equipamentos públicos como creche, escola, academia pública e Unidade Básica de Saúde.

Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV)

Foi um programa de habitação federal do Brasil criado em março de 2009 pelo Governo Lula. O PMCMV subsidia a aquisição da casa ou apartamento próprio para famílias com renda até 1,8 mil reais e facilita as condições de acesso ao imóvel para famílias com renda até de 9 mil. Em 2018, a Caixa Econômica Federal informou que 14,7 milhões de pessoas compraram um imóvel com o programa, o que corresponde a 7% da população brasileira.