Santarém inicia imunização da população quilombola contra a Covid-19
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue avançando com o cronograma de vacinação contra o novo coronavírus. Agora será a vez das comunidades quilombolas que receberão a primeira dose do imunizante. Ao todo, serão 6.770 doses para a faixa etária de 18 a 59 anos.
A imunização acontece dentro das comunidades e terá o acompanhamento das Associações e da Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS) que representa o grupo prioritário. As datas foram definidas pela Semsa, com o aval do Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).
“Vamos vacinar a população quilombola dentro das comunidades. É mais um avanço da vacinação em nosso município”, afirma Vânia Portela, secretária municipal de Saúde.
É importante destacar que no ato de vacinação, as pessoas precisam levar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a carteira de vacinação.
Devido à escassez de vacina, o cronograma é montado conforme o recebimento das doses. A Semsa aguarda o repasse de novas doses para prosseguir a imunização de outras faixas etárias, de acordo com o que estabelece o Plano Nacional de Imunização (PNI). Em todo o município mais de 42 mil doses de vacinas já foram aplicadas.
Veja a Programação:
04/05 – Terça-feira
Comunidades Tiningu e Mururu – Manhã
Comunidades Murumurutuba e Bom Jardim
05/05 – Quarta-feira
Comunidades São José e São Raimundo do Ituqui – Manhã
Comunidade Nova Vista Tiningu – Tarde
06/05 – Quinta-feira
Comunidade do Surubiaçu – Manhã
Comunidades Arapemã e Saracura
07/05 – Sexta-feira
Território Urbano, Pérola do Maicá – 9h às 16h
08/05 – Sábado
Território Urbano, Sede da FOQS – 9h às 12h
Fonte: Secretaria Municipal de Santarém/ Prefeitura de Santarém