Covid-19: Grupos com comorbidades começam a ser vacinados em Santarém
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue avançando com o cronograma de vacinação contra a covid-19 nos quatro cantos da cidade. A partir desta quarta-feira (5), alguns grupos com comorbidades começam a ser vacinados com a primeira dose.
Nesta etapa serão contempladas grávidas e Puérperas com comorbidades, pacientes oncológicos e de hemodiálise, público assistido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), pacientes do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e do Programa Melhor em Casa e pessoas em situação de rua. Para começar a imunizar esse público, o município recebeu 861 doses de vacinas no final de semana.
“Neste primeiro momento, devido ao número reduzidos de doses disponíveis, optamos por priorizar as pessoas com comorbidades que fazem parte de grupos minoritários e que a quantidade de doses que temos disponíveis possa atender de imediato. A partir da chegada de novas remessas de vacinas, a Semsa vai ampliando a cobertura vacinal incluindo os grupos maiores de pacientes com comorbidades e assim garantir a imunização de todos”, ressalta Vânia Portela, Secretária Municipal de Saúde.
É importante destacar que no ato de vacinação, as pessoas precisam levar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a carteira de vacinação, além da documentação que comprove a comorbidade como receita dos últimos 3 meses, laudo, relatório e/ou atestado médico.
Devido à escassez de vacina, o cronograma é montado conforme o recebimento das doses. A Semsa aguarda o repasse de novas doses para prosseguir a imunização de outras faixas etárias, de acordo com o que estabelece o Plano Nacional de Imunização (PNI). Em todo o município mais de 42 mil doses de vacinas já foram aplicadas.
Das 9.360 recebidas no final de semana:
5.177 segunda dose para idosos (65-80 anos)
1.329 segunda dose para trabalhadores da saúde
1.493 segunda dose Segurança Pública
861 comorbidades
500 primeira dose segurança pública
Datas e horários da Vacinação
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA)/ Prefeitura Municipal