Arcebispo: Dom Irineu Roman é recebido com festa pelo povo católico de Santarém

O Arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, desembarcou na Pérola do Tapajós na tarde desta terça-feira, 28 de janeiro. Vindo da capital do estado, Belém, onde exerceu o cargo de Bispo Auxiliar, o sacerdote recebeu o carinho do povo católico por onde passou além de ser cumprimentado por diversas autoridades locais como o prefeito Nélio Aguiar e o secretário regional de governo, Henderson Pinto.  

“Estou aqui para servir, para trabalhar com muita sabedoria junto com esta igreja viva que é composta por todos aqueles que são ordenados e também aqueles que são batizados para servir a Deus para engrandecer o povo do Pará e do Baixo Amazonas e Tapajós. Um grande abraço e a minha benção para todos vocês”, disse Dom Irineu durante pronunciamento no saguão do aeroporto.

Após a chegada, Dom Irineu participou de uma carreata que cruzou as principais avenidas da cidade, percorrendo também diversas igrejas e comunidades ligadas à igreja: Avenida Fernando Guilhon, Avenida Cuiabá, Avenida Plácido de Castro, Travessa Frei Ambrósio, Avenida São Sebastião, Avenida Barão do Rio Branco, Avenida Tapajós, Rua Adriano Pimentel, Travessa Nazaré, Rua dos Artistas, Avenida Mendonça Furtado, Travessa Professor José Agostinho, Avenida Curuá-una, Avenida Muiraquitã, Travessa Natal, Avenida Marajoara, Rua Quixadá, Travessa Boa esperança, Rodovia BR 163 com chegada no Seminário São Pio X, onde realizou uma celebração.

Na quinta-feira, 29 de janeiro, Dom Irineu concederá entrevista coletiva nas dependências do Sistema Diocesano de Comunicação, às 9h. Depois ele fará algumas visitas. A posse de Dom Irineu com a criação da Província Eclesiástica e Arquidiocese de Santarém será no dia 2 de fevereiro, domingo, na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, às 9h.

A celebração contará com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. No mesmo dia, o Arcebispo preside sua primeira missa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, Sé metropolitana.