NotíciasTurismo

Primeiro Brewpub do Oeste do Pará, Casarão completa 1 ano de atividades em Santarém

Um prédio histórico onde é possível beber cerveja artesanal e consumir pratos da alta gastronomia. Assim é o Casarão Brewpub, que se orgulha de ser o primeiro bar com fabricação própria de cerveja em Santarém, no oeste do Pará. Inaugurado há 1 ano, o público encontra cinco opções de chopes fabricados no próprio estabelecimento: Pilsen, Session Ipa, Weiss, Stout e Red Ale.

“O Casarão vem de um sonho do meu pai [Carlos Eduardo Aires de Mendonça], de produzir a cerveja artesanal e agregamos tudo nele em torno da cerveja. Foi um ano muito desafiador, de muito aprendizado e experiências novas. Acho que o Casarão é um lugar novo, diferente de tudo que já tinha na cidade. Temos este prédio histórico e combinou muito de restaurar esta memória da cidade e colocar este bar aqui dentro. Ficou um espaço confortável e aconchegante”, declara Luiza Coimbra Mendonça, proprietária.

Próximo de pontos turísticos como a orla de Santarém e a Praça do Mirante, o local acolheu tão bem a proposta que tem se transformado em parada obrigatória para quem visita a cidade. Além das belezas naturais, Santarém também passa a oferecer a cerveja artesanal e a gastronomia como experiências aos consumidores.

“Contribuiu muito para a região por trazer a cerveja artesanal para os santarenos que é uma coisa nova. Outras estão surgindo, mas ainda estamos no começo e o estilo vem se consolidando o movimento cervejeiro. A gastronomia é toda voltada para combinar com os estilos das cervejas, trazer a essência da região nos pratos e nos temperos”.

O casarão recebeu o “Selo de Indicação” conferido pelo “Gastronomia Santarém” como um dos 20 estabelecimentos testados e aprovados. O perfil do Instagram que possui mais de 12 mil seguidores, comandado pela jornalista Luana Leão, tem sido referência na avaliação e divulgação dos principais pontos da culinária local.

Arquitetura

Localizado na Avenida Adriano Pimentel, o prédio onde fica o Brewpub foi erguido no fim do século XIX. É considerado um dos poucos edifícios que trazem o estilo eclético. Combina elementos da arquitetura clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica. Por isso há uma riqueza de detalhes nos azuleijos, arcos e colunas. Durante muitos anos pertenceu a família Rodrigues dos Santos, servindo como palco de muitos casamentos e reuniões.

Em maio de 2007, passou a ser do atual dono, Carlos Eduardo Aires de Mendonça. Durante a reforma, houve grande preocupação em manter ao máximo os materiais originais, como o piso e estilo das janelas, que dão característica singular ao espaço. Seguindo a tradição, o Casarão continua sendo um local de reunião de famílias, amigos e pessoas que buscam um ambiente agradável para se divertir.

Planos para 2021

Para o primeiro semestre de 2021, o cardápio deve ser passar por uma readaptação com a entrada de novos pratos.  O projeto também inclui a inauguração do “Rooftop”, um espaço diferenciado que permitirá o acesso dos clientes através da Praça do Mirante, além da vista privilegiada do encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas. O Casarão se prepara para ser ainda mais atraente em 2021.

“Aproveitem a oportunidade para conhecer. Saber como o prédio é por dentro sempre foi a vontade de muitas pessoas e durante anos em que ele esteve fechado isto não foi possível. Então convidamos para que venham e experimentem nossas cervejas artesanais, nossos pratos. Tudo aqui foi muito bem pensado e elaborado para agradar o público e tenho certeza de que todo mundo vai gostar”, conclui Luiza Coimbra.  

Fotos: Bárbara Vale, Caroline Araújo e Fábio Silva.