Em 2019, quase metade do PIB do Santarém foi gerada pelo setor de comércio e serviços, aponta IBGE

Quase a metade de toda a economia em Santarém, no oeste do Pará, em 2019, foi gerada pelo setor terciário, que corresponde ao comércio e serviços. É o que mostra um levantamento feito pelo Centro Avançado de Estudos Amazônicos (CEAMA), feito com base em dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o estudo, o Produto Interno Bruto (PIB) de Santarém atingiu a marca de R$ 4,9 bilhões. Deste total, o setor terciário representou 50,14%. O resultado é impulsionado principalmente pela chegada de grandes investimentos, no comércio, destacadamente no setor atacadista.

Em segundo lugar, aparece o setor primário com 35,01%, sendo atividades ligadas à agricultura, pecuária e extrativismo.  O setor secundário, que corresponde as atividades da indústria de transformação, aparece com 14,85%.

O saldo de empregos em Santarém no acumulado de janeiro a novembro de 2019 chegou a 1.932, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O setor terciário impulsionou a geração de postos de trabalho com saldo positivo de 531 empregos, dos 546 gerados em novembro.