Dezembro Vermelho: CTA irá distribuir 20 mil preservativos e realizará 4 mil testes rápidos em Santarém
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) intensifica a luta contra a AIDS no município, em virtude da Campanha Dezembro Vermelho. Serão 20 mil preservativos distribuídos e mais de 4 mil testes rápidos realizados, sendo 1 mil testes para HIV, 1 mil testes para Sífilis, 1 mil testes para hepatite B e 1 mil testes para hepatite C.
A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com a equipe do CTA, e equipes que atuam na Unidades Básicas de Saúde (UBS), fazendo parte do planejamento de conscientização e orientação da população para a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).
Para conscientizar a população e engajar a campanha Dezembro Vermelho, o CTA estará durante todo o mês corrente com uma programação voltada a ação. Na terça-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial da luta contra a Aids foi realizada uma blitz na orla da cidade com a distribuição de material educativo, abordando motoristas na Avenida Tapajós. Na quarta-feira (2) foi a vez de uma palestra na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Até o fim do mês, diversas UBS’s devem realizar ações.
De acordo com dados do próprio CTA, no ano de 2020, entre janeiro e novembro foram registrados 168 casos de HIV sendo 123 Masculino e 45 feminino. A faixa etária de maior incidência é de 20 a 24 anos.
Dezembro Vermelho
A Aids é uma doença infecciosa, transmitida pelo vírus HIV. Segundo dados do Ministério da Saúde e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil
Assim como acontece com o Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, e Novembro Azul, sobre o câncer de próstata, o Dezembro Vermelho tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas.
Fonte: SEMSA/ PMS