NotíciasSaúde

Hospital de Campanha encerra atividades com quase 800 atendimentos em Santarém

Encerraram neste domingo (27) as atividades do Hospital de Campanha de Santarém (HCS), unidade criada para o atendimento exclusivo de pacientes com suspeita ou com casos confirmados da Covid-19. Inaugurado no dia 22 de abril, a equipe do Hospital atendeu 794 pessoas em cinco meses e cinco dias.

Neste período, 533 pacientes receberam alta médica da unidade, além de outros 113 que foram transferidos para outros hospitais. Infelizmente, 145 mortes de pacientes do HCS foram registradas.

A baixa demanda da unidade foi o que motivou o Governo do Estado a decidir pelo encerramento das atividades. Antes do fechamento, a ocupação dos leitos era de 8%.

Até o fechamento desta matéria, ainda havia três pacientes internados no Hospital de Campanha. Mas de acordo com as informações da assessoria da unidade, eles serão transferidos para o Hospital Regional do Baixo Amazonas até  fim deste domingo.

O Hospital de Campanha de Santarém contou com 36 leitos de unidade de tratamento intensivo, 84 leitos clínicos e 10 leitos clínicos para indígenas, totalizando 120 vagas, além de uma equipe de 220 profissionais.

A unidade atendeu pacientes diagnosticados com a Covid-19 vindos, especialmente, da região Oeste, Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós.

A partir de segunda-feira (28), o Espaço Pérola do Tapajós, que sediou o HCS e fica localizado dentro do Parque da Cidade, vai passar por um processo de desinfecção e levantamento patrimonial. A reabertura do parque está marcada para o dia 15 de outubro.