Incêndio que atingiu aterro sanitário de Perema é controlado em Santarém
Um incêndio atingiu o aterro sanitário localizado na comunidade de Perema, a cerca de 14 km do centro de Santarém, no oeste do Pará. De acordo com relatos de moradores do entorno as chamas começaram por volta das 22h da quarta-feira (23) e o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado.
Durante toda a quinta-feira (24), equipes do aterro estiveram atuando no combate as chamas com máquinas fazendo aceiro, revirando o lixo e apagando os focos evitando a propagação até que a situação fosse controlada no início da tarde.
A fumaça tomou conta da área e causou transtornos atrapalhando o fluxo na rodovia que liga Santarém a Hidrelétrica de Curuá-Una (PA-370) reduzindo a visibilidade dos motoristas. As causas do incêndio ainda não foram esclarecidas e a possibilidade de que tenha sido um ato criminoso não foi descartada.
Aterro Sanitário
O complexo que recebe em torno de 6 mil toneladas de lixo por mês é composto com galpões destinados a triagem e ao recolhimento do material a ser reciclado. Atualmente, três cooperativas estão em atividade no local: Cooperativa de Catadores (Coopercat), Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopersan) e Cooperativa Perema Recicla (Coopere). Juntas, elas empregam mais de 90 catadores.