Bares, restaurantes, campos de futebol e quadras esportivas voltam a funcionar no município de Óbidos
O decreto nº 396, o último assinado e divulgado pela Prefeitura de Óbidos, liberou uma série de atividades consideradas não essenciais, seguindo protocolos de higiene e segurança no combate à pandemia do novo coronavírus.
Segundo o documento, bares e restaurantes da cidade estão autorizados a funcionar, com 50% da capacidade de cada estabelecimento e respeitando o uso de máscara antes e depois do consumo e o limite de apenas quatro pessoas por mesa. A modalidade self service também está liberada desde que os clientes respeitem o distanciamento social e os estabelecimentos devem ser higienizados a cada três horas.
As quadras poliesportivas também voltaram a receber frequentadores, assim como os campos de futebol. Para as quadras, o funcionamento está liberado somente das 14h às 23h, de segunda a sábado, com o limite de 16 atletas no espaço. Já para os campos, não há limitação de horário, mas as regras de proteção sanitária devem ser respeitadas. Ainda não está permitida a realização de torneios ou campeonatos.
O transporte intermunicipal e interestadual também está liberado, pela estrada ou pelo rio. A capacidade máxima permitida é de 50%, menos para ônibus ou lanchas. Neste caso, 60% desses veículos pode ser ocupada por passageiros.
O novo decreto foi assinado pelo prefeito Chico Alfaia e começou a valer no dia 16 de setembro. De acordo com o último boletim informativo divulgado pela Secretaria de Saúde, Óbidos tem 2.527 casos confirmados da covid-19, com 46 mortes em decorrência da doença e 1.891 pacientes recuperados.