Exposição de fotógrafo paraense leva magia e tradição do Çairé ao Centro João Fona
Enquanto o Çairé 2020 encerra nesta sexta-feira (18) em Alter do Chão, a magia e a tradição do povo borari seguirão encantando santarenos e visitantes, mas desta vez no Centro Cultural João Fona, em Santarém, no oeste do Pará.
A exposição fotógrafica “Çairé Rito Religioso – A Fé que move o povo”, do fotógrafo paraense Celso Lobo, começou na quinta-feira, trazendo 20 imagens que traduzem a festa, com mais de 300 anos de história.
“Haverá mais registros do Rito Religioso que é a essência do Çairé, no entanto serão inseridas imagens da disputa dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa. E no espaço incluirá as réplicas do Arco do Çairé, Coroa do Divino Espírito Santo e o vestido da Saraipora, a personagem que carrega o Arco do Çairé nas procissões do Rito Religioso e entre outros”, explicou Patrícia Chaves, Chefe de Seção de Atendimento ao Turista da Secretaria de Cultura de Santarém.
Além da exposição, o prédio do Centro Cultural foi ornamentado com colorido das fitas e o Arco (símbolo da Santíssima Trindade). A exposição estará aberta até o dia 16 de outubro.
Celso Lobo é natural de Belém e há 13 anos trabalha com fotografia, participando de exposições nacionais e internacionais.