EconomiaNotícias

Pará lidera a produção nacional de abacaxi

O Pará é o maior produtor abacaxi no Brasil. Quem afirma é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com base em uma produtividade de 22.726 unidades por hectare, o fruto conferiu ao Estado renda de R$ 566.650 milhões. A fruta, cultivada em uma área de 18.779 hectares, tem sua produção acompanhada pelos técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), por meio do Programa Fitossanitário da Cultura do Abacaxi. 

Floresta do Araguaia, Conceição do Araguaia e Salvaterra são os municípios que lideram a produção. Além deles, outras treze cidades se destacam na abacaxicultura, o que não significa, porém, que a cultura não esteja presente em outras localidades do Pará, uma vez que a maior parte da produção é fruto da agricultura familiar. 

No oeste do Pará, o maior produtor é o Mojuí dos Campos, aonde estima-se que estejam plantados algo em torno de 4 milhões de pés do fruto.

Além da comercialização da fruta, parte da produção de abacaxi paraense é industrializada na forma de suco e exportada para os EUA e Europa por uma fábrica de suco de abacaxi localizada no município de Floresta do Araguaia, gerando dividendos ao município. 

Dividem com o Pará o pódio da produção nacional de abacaxi os estados da Paraíba e Minas Gerais. O Pará lidera o ranking nacional de produção com 426.780 milhões de frutas. Paraíba ocupa a segunda colocação com 334.880 milhões enquanto Minas Gerais está no terceiro lugar com a produção anual de 192.189 milhões de abacaxis. Os números integram o último levantamento agrícola divulgado pelo IBGE em 2019.

Fonte: Agencia Pará e Aldeia News