No Pará, fumaça de queimadas altera rotina de voos no aeroporto em Jacareacanga

A fumaça provocada pelas queimadas tem atrapalhado a visibilidade e alterado a rotina de voos no aeroporto de Jacareacanga, no sudoeste do Pará. Diariamente, as operações de pouso e decolagem precisam ser suspensas principalmente pela parte da manhã.

Os incêndios no município aumentaram sua intensidade no mês de agosto e acabam agravadas por conta da proximidade com o estado do Mato Grosso, que também vem enfrentando grandes focos de incêndio.

De acordo com informações do Portal Buré, a situação tem gerado uma fila de espera com dezenas de aeronaves estacionadas no pátio aguardando a fumaça se dissipar até que haja condições seguras de voo.

O aeroporto de Jacareacanga fica próximo da via de acesso à Rodovia Transamazônica, cerca de 2,5 km do centro da cidade e possui uma pista asfaltada com 1600 metros de comprimento e mantém operação diurna que atua com aproximação visual e por instrumentos.  

Embora nenhuma empresa esteja operando voos comerciais regulares, o local recebe frequentemente voo com procedimentos de emergência médica, como os realizados pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

 Fotos: Portal Buré